Gestão de marca é indispensável

A marca de uma empresa é como o corpo humano, se não está saudável, os órgãos (produtos) vão falindo aos poucos. Por isso é tão importante que haja investimento não só nos produtos, mas também na marca em si. Gerir a marca para que ela se torne conhecida e preferida por seus clientes é indispensável para manter a saúde dos negócios e a vida útil dos produtos.

Outro ponto importante é que o investimento na marca deve ser constante. Não basta só investir quando as vendas estas estão deslanchando. Não investir de forma regular na marca é um grande engano que muitas empresas cometem. É preciso investir na marca faça chuva ou faça sol. È necessário investir quando o negócio está lucrativo e também quando está em crise, pois depois que a crise passar, certamente seus produtos terão perdido relevância no mercado e vai ser ainda mais difícil se recuperar da baixa nas vendas se não houver investimento na marca neste período.

Outro engano é achar que se pode fazer um ‘boom”de investimento, comunicação e publicidade por determinado período e depois descansar por algum tempo só colhendo os frutos de sua popularidade. Não funciona! O mercado esquece rapidamente de tudo hoje, principalmente com tantas opções para todo o tipo de produto. È muito mais provável que durante esse período que as empresas acham que estão colhendo os frutos de seus investimentos passados, venha algum concorrente e ocupe todo o seu espaço que era do seu produto e da sua marca na mente e na vida dos consumidores.

Então, conforme-se, investir na comunicação da marca com o mercado é indispensável!

Não é à toa que a Unilever investiu milhões de reais nos últimos 5 anos para elevar de 7 para 73% o conhecimento de sua marca pelos brasileiros. E o investimento vale a pena, pois o retorno a médio prazo é realmente nas vendas. Construir uma marca sólida demanda tempo e dinheiro, mas o investimento volta em dobro quando bem feito.Hoje os brasileiros tem noção de que a Unilever é a marca-mãe de milhares de produtos que eles já consumiam ou que vieram a consumir porque passaram a confiar na marca devido ao investimento feito nela.

O investimento em marca também beneficia lançamentos de produtos, pois quanto mais conhecida, confiável e preferida a marca é no mercado, menos ela tem que investir no lançamento de um produto, pois os consumidores já tem uma pré-disposição a aceitar o produto mesmo pelo simples fato de estar familiarizado com a marca. Assim é a Apple, por exemplo. Basta Steve Jobs lançar o IPad que os aficcionados pela marca nem estão tão preocupados com os recursos, com possíveis melhorias, com o preço, popis tudo isso é detalhe quando se fala de Apple. A marca é tão forte e seus produtos tão confiáveis que mesmo antes de ser lançado o IPad já era um sucesso, mais de 152 mil unidades do produto já haviam sido vendidas nos três primeiros dias de pré-venda.

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