O marketing ontem e hoje

No gráfico abaixo dá para entendermos melhor – visualmente – essa diferença entre o os marketings de ontem e de hoje:

Ontem as empresas valorizavam a quantidades de pessoas que podiam atingir e, por isso, concentravam seus investimentos nas “Maiorias prematuras” e “Maiorias tardias”, que são os grupos mais numerosos.

Hoje as empresas de sucesso estão preocupadas com o “valor” e por isso os investimentos em comunicação não estão relacionados aos grupos com maior número de pessoas, mas sim nos grupos mais influentes. Os adotantes prematuros influenciam fortemente o restante da curva e persuadi-los vale mais a pena do que investir tempo e dinheiro em qualquer outro grupo. Nesse grupo de influenciadores as mensagens enviadas pelas empresas também são muito mais personalizadas, ao contrário do “marketing de massa” que era feito antigamente, na qual a mesma mensagem era propagada para todo o público.

Se os “Adotantes prematuros” gostarem de seu produto ou serviço, vão propagá-lo para o restante dos grupos que são mais receosos a aderir a novas ideias, marcas, produtos e serviços sem indicação segura, que é dada pelos amigos “Adotantes prematuros” e por isso as redes sociais são uma ferramenta essencial para empresas atuarem com esse público, afinal, criar relacionamento com esses “Adotantes prematuros” para apresentar seus produtos deve fazer parte da estratégia. E é também nas próprias redes sociais (virtuais ou não) que esses “Adotantes prematuros” vão propagar as informações de produtos e serviços que gostarem. A recomendação de um amigo “Adotante prematuro” é muito bem aceita pelo restante da curva.

Fonte: A vaca Roxa – Seth Godin

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