Como as empresas atuam nas redes sociais?

Foi realizada pela Deloitte no Brasil, pela primeira vez, a pesquisa “Mídias Sociais nas empresas”. Depois de conquistar a popularidade dos consumidores, as mídias sociais ganham importância junto às empresas, mas ainda são pouco exploradas como ferramentas estratégicas de relacionamento.

O estudo foi realizado com 302 empresas de diversos segmentos e portes econômicos que atuam no País. Quase 70% afirmaram utilizar as redes sociais. São Paulo apresentou a maior concentração de respondentes (63%), seguido pelo Rio de Janeiro (7%) e Minas Gerais (6%). As companhias multinacionais representam 16% das participantes, e o restante, 84%, são de origem nacional.

73% das empresas afirmou que as ações ligadas a esta ferramenta estão sob o comando do departamento de Marketing. Um aspecto a ser considerado é que a diretoria e o departamento de comunicação são os menos envolvidos com mídias sociais, 5% e 6%, respectivamente.

As redes sociais de relacionamento, como Orkut, Facebook e redes sociais internas são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas, com 81%. Os microblogs como Twitter, Yammer e etc, aparecem em seguida com 79%. O blog corporativo também é muito usado no universo empresarial, sendo utilizado por 70% das empresas que se envolvem com as mídias sociais.

Veja AQUI o relatório completo.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário