A educação tem que mudar!

Há alguns dias assisti a palestra do Luis Fernando Guggenberger, da Vivo na aula do @gigiardelli para os @inovadoresespm e descobri a comunidade Rede Vivo Educação .

Achei interessantíssima a discussão sobre a educação na era das redes sociais virtuais. Estamos em um processo de conhecimento mútuo e colaboração, mas as escolas não mudaram ainda a atuação com seus alunos. A evasão da escola pelos jovens cresce cada vez mais, pois eles já não se identificam e não aceitam os modelos antigos, nos quais só o professor é detentor do conhecimento. Os jovens querem interagir!

Outro ponto interessante é que o modelo antigo de educação não aproveita a tecnologia o suficiente e não dá aos alunos liberdade de expressão, sem falar que os jovens já tem noção de que não vão utilizar o que aprendem na escola no mercado de trabalho.

Achei o vídeo abaixo bastante reflexivo e inspirador para profesores, escolas e alunos. Vale a pena repensarmos a questão da educação e como ela pode ser melhorada tendo a tecnologia como aliada. Já não é mais possível ter a tecnologia como uma “matéria”na sala de aula. É preciso que a tecnologia seja parte de tudo na escola e permita que criatividade de liberdade sejam despertada nesse novo mundo.

E você, como vê a educação hoje? Acha ela adequada aos novos tempos?

Tags: , , , ,

2 comentários para “A educação tem que mudar!”

  1. eva disse:

    só te digo que na escola que trabalho ainda preparo atividades no MIMEÓGRAFO, tenho 34 alunos e 9 computadores disponíveis na sala de informática… nada mais a declarar. bjo

  2. admin disse:

    Uma vergonha, Eva! Inclusão digital já!

Deixe um comentário