O mapa das redes sociais 2011: Facebook ou Orkut no Brasil?

Mais um mapa surgindo para nos dar uma pista de quem domina o mundo das redes sociais? Algum palpite?

O Facebook, claro, é o lider mundial. No mapa abaixo, feito por Vicenzo Cosenza mostra também o Orkut como líder no Brasil, mas por quanto tempo ainda não sabemos.

De qualquer forma, o Orkut foi um marco importante na história das mídias sociais no Brasil. Foi a primeira mídia e entrar por aqui e tornar o mundo digital acessível a maioria da população. Foi o Orkut quem democratizou a internet nas terras verde-amarelas, que teve a ideia ideia de promover um layout acessível, pensando quem pouco sabia usar a internet há 10 anos atrás. Foi também o Orkut quem se transformou por nós, criou comunidades, modificou sua linguagem para o “português” para que a maioria de nós pudesse ler suas páginas e compartilhar suas informações.

Fat é que o Facebook só lembrou de nós brasileirinhos bem tarde, bem posterior o Orkut, que sempre nos deu tanto carinho. Fato também é que o Facebook vai ganhar potência aqui no Brasil e roubar uma enorme fatia do que hoje é do Orkut. Mas fato é, também, que embora a maioria prefira hoje a modernidade do Facebook, o Orkut merece ser lembrado com respeito e como marco em nossa história brasileira de pensar e usar a internet.

World Map of Social Networks

Em relação ao Twitter podemos ver que a rede não é dominante em nenhum país, por isso não aparece colorida no mapa, mas o Twitter não para de crescer e de uma maneira geral a segunda rede, atrás apenas do Facebbok, no acesso mundial descentralizado.

Tags: , , , ,

Deixe um comentário