Como você interpreta a vida?

12 de dezembro de 2011

Em setembro deste ano eu tive a grata oportunidade de ser convidada a participar, como ouvinte, do TEDx ESPM. Fui participar do evento sem saber ao certo o que encontraria e que tipo de experiência eu poderia ter, mas confesso que foi uma grata e surpreendente experiência, principalmente porque eu tinha uma ideia muito superficial do evento até estar presente nele. Mais do exemplos de comunicação, o evento traz uma enxurrada de ideias, pensamentos, reflexões e é comunitário e muito particular ao mesmo tempo, a medida que permite estar entre várias pessoas e ao mesmo tempo levar sua visão e absorção de ideias de forma individual e única.

Eu preferi esperar algum tempo para fazer alguns posts sobre evento pelo simples fato de que algumas palavras e experiências não seriam tão bem traduzidas por mim, por mais que eu me esforçasse, do que as palavras dos próprios palestrantes. Isso significa que tive que esperar alguns vídeos ficarem prontos para indicar a vocês.

Sem contar as pessoas interessantes com que pude estar, conversar e trocar experiências, algumas das palestras foram além do esperado. Uma delas, a do Enio Ohmaye, foi particularmente tocante para mim, por refletir na história dele um pouco da minha história de vida.

Em tom de conversa simples e exemplos claros, Enio soube fazer uma complexa reflexão de vida e do nosso poder de escolher como encarar a vida, como interpretar nossos altos e baixos em contrapartida aos nossos desejos, expectativas e a realidade.

Vale, sem dúvida alguma, a atenção em cada um dos 18 minutos de duração do vídeo!

Quem é Enio Ohmaye? Enio Ohmaye é CXO (Chief Experience Officer) da EF, responde pelo desenvolvimento e inovação de produtos na empresa. Visionário técnico e cofundador do sistema de aprendizado on-line da EF, o Englishtown, Ohmaye é responsável por desenvolver e conduzir a inovação técnica por trás da plataforma de primeira linha do Englishtown. É um profissional letrado em diversas línguas: fluente em português e inglês, e em conversação no espanhol, japonês e chinês. No seu tempo livre, gosta de viajar, tocar bateria, dançar, meditar e andar com sua motocicleta.

O fantástico mundo das mídias sociais

9 de dezembro de 2011

Criado pela Video Info Graphs o vídeo mostra os novos e fantásticamente grandes números das redes sociais mais populares no mundo: Facebook, Twitter, Linkedin, Flickr, Google +, Instagram.

Depois que os smartphones se tornaram mais acessíveis a grande parte da população os números das redes sociais cresceram ainda mais. Usuários de smartphones são duas vezes mais ativos nas mídias sociais do que outros usuários que não possuem celular com internet, afinal, a mobilidade permite que estejamos conectados o tempo todo, inlcusive no banheiro. Sim, parece estranho, mas 60% desses usuários admitem estar conectados ao mundo e às redes sociais enquanto estão no banheiro.

Mulheres (55%) também são mais ativa nas mídias sociais do que homens (45%).

Assista ao vídeo e fique você também deslumbrado com os números grandiosos dessas mídias.

1 de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS

1 de dezembro de 2011

O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença.

Na década de 80 e começo de 90, a doença começou a ganhar conhecimento e repercussão com a morte de famosos como Cazuza, Fred Mercury e Renato Russo. Muitos morreram de AIDS até que a humanidade conseguiu criar um coquetel de remédios que minimizam seus os efeitos da doença, embora não a curem, ajudando a melhorar a vida dos infectados.

Mas você sabe a diferença entre AIDS e HIV? HIV é o vírus que causa a doença. AIDS ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é a doença causada pelo HIV.

Mesmo com opções de tratamento, a AIDS é uma doença que mata, que pode e deve ser previnida e a camisinha é uma ótima forma de prevenção, mas falar sobre AIDS não é muito fácil e muito menos divertido, mas esse vídeo mostra a necessidade da prevenção de uma maneira original e criativa. Vale a pena assistir, compartilhar e tomar as precauções necessárias para não contrair a doença.

Já pensou em montar a sua pizza em um aplicativo e recebê-la quentinha em casa?

23 de novembro de 2011

Se você não tinha pensado nisso antes, a Domino`s Pizza pensou. No aplicativo para IPad você pdoe confeccionar sua própria pizza nos mínimos detalhes, desde abrir a massa, colocar o molho de tomate, incluir seus recheios, colocar sua pizza no forno, cortar, embalar e etc. Ao final do processo você faz o pedido com a sua criação e a pizza, do jetinho que você criou, é entregue direto na sua casa.

Assista ao vídeo no YouTube para ver como funciona:

Sensacional, não? Isso sim é uma boa amostra de que a tecnologia vai interagir cada vez mais com a realidade.

O Marketing é das mulheres!

21 de novembro de 2011

Pesquisa feita pelo portal Mundo do Marketing e a empresa de recrutamento especializado Michael Page traçou o perfil do profissional de Marketing no Brasil.

Mulheres são a maioria nos postos de trabalho da área, com 57,5%, enquanto o homens ocupam 42,5%. Outro dado interessante é que a maior parte dos profissionais (44%) tem entre um e cinco anos de trabalho na mesma empresa, mostrando certa estabilidade no setor e a maioria deles também trabalha em pequenas empresas (52%).

O grau educacional dos profissionais de marketing também é elevado. A pesquisa demonstra que 62% tem pós-graduação ou MBA.

Veja mais detalhes da pesquisa em: Mundo do Marketing

Já viu a campanha polêmica da Benetton?

17 de novembro de 2011

Entitulada “UNHATE”, a nova campanha da “United Colors of Benetton” causou muita polêmica em Paris, cidade na qual foi lançada, esta semana. Isso porque a campanha apresenta uma série de fotomontagens com líderes políticos e religiosos em cenas de beijos explícitos.

Na campanha o Papa Bento XVI beija o Imã do Cairo. A chanceler alemã, Angela Merkel, beija o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Já Barack Obama, o presidente dos EUA, foi alvo duplo da campanha: em uma das fotomontagens Obama beija o presidente da Venezuela, Hugo Chávez e em outra beija o presidente da China, Hu Jintao.

E você, o que achou da campanha?

Facebook: sim ou não?

9 de novembro de 2011

Não faz muito tempo que um jovem chamado Ross lançou uma “vídeo crítica” em relação a como as pessoas usam o Facebook e como a rede social pode distanciar ainda mais as pessoas e o contato pessoal humano.

Veja o vídeo abaixo e conheça mais sobre o Ross AQUI.

Obviamente nem todas as pessoas concordam com o posicionamento radical do Ross, como foi o caso da Emily.

Fato é que tudo em exagero é prejudicial. O vilão da história da reclusão social, não são as redes sociais, mas sim o próprio ser humano, que nem sempre encontra o equilíbrio no uso dessas informações.

Mas e você, o que acha do Facebook e outras redes sociais? Com qual dos pensamentos você concorda, com o Ross ou com a Emily? Compartilhe seus comentários neste post!

Comida para todos

21 de outubro de 2011

A fome mata 1 criança a cada 5 segundos no mundo. O que resulta em 5 milhões de crianças famintas mortas por ano, segundo Relatório Anual da FAO, 2004 (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)*. Este relatório, estima ainda que fome e desnutrição custam US$ 500 milhões e US$ 1 trilhão, incluindo neste cálculo custos como perda de produtividade, renda, investimento e consumo.(Publicado na Folha de São Paulo, dezembro de 2004.) A parceria entre a Ticket® e a ONG Banco de Alimentos gerou a fanpage Comida para Todos no Facebook, com o objetivo de garantir alimentação dos que mais precisam e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação.

Sempre que uma pessoa curtir a página, a Ticket® estará doando, automaticamente, R$ 1 real para a ONG Banco de Alimentos que, por sua vez, continuará seu projeto: garantir as três refeições diárias para mais de 22 mil pessoas, durante um ano. Por isso, quanto mais gente curtir, maior o valor doado e mais pessoas serão alimentadas. Aproveite para curtir você também!

É bom ver que as empresas estão entrando no Marketing 3.0, como diria Kotler. Segundo Philip Kotler, “Marketing 3.0”, a nova diretriz nas atividades de marketing de uma organização propõe deixar claro qual é a missão, a visão e quais são os valores dessa e de como a mesma está preocupada em agregar esses pontos aos interesses de seus públicos. :)

A “Dança das Cadeiras” da Sagatiba

19 de outubro de 2011

A Sagatiba lançou um jogo para engajar os adeptos da bebida ao redor da marca e torná-la mais conhecida entre o público jovem. A campanha faz parte da “Academia Sagatiba de Caipirinha“. A tal “Dança das Cadeiras” será feita tanto offline quanto online e premia aqueles consumidores tidos como “Sagaz”, as pessoas inteligentes e perspicazes no preparo da nossa famosa “caipirinha”.

A ação offline acontecerá em bares do Rio de Janeiro e São Paulo. A cada sábado os bares escolhidos receberão uma cadeira de verdade. Os consumidores que ocuparem a cadeira, que foi desenhada exclusivamente para Sagatiba, serão abordados pela promotora da ação que fará um jogo de perguntas e respostas. Aquele que acertar o maior número de respostas se tornará um “Sagaz” e vai receber brindes da Sagatiba.

Outra forma de participar é online. Basta acessar o site www.dancadascadeiras.com.br, clicar em “Tô nessa” e se cadastrar. A cada dois dias uma cadeira é colocada na disputa e o consumidor pode sentar na cadeira virtualmente de duas formas: fazendo o upload de uma foto ou aparecendo ao vivo pela webcam.

Cada participante começa o jogo com o tempo de três minutos e depois deve convidar seus amigos via redes sociais (Facebook, Twitter e Orkut) a clicarem no botam “Fica aí”. A cada clique, mais trinta segundos serão adicionados ao tempo do concorrente.O candidato que obtiver o maior tempo se tornará um “Sagaz”.

Vence a “Dança das Cadeiras” quem conseguir permanecer por mais tempo em uma delas no período de dois dias.

Confira AQUI o concurso.

O que faz um profissional de Social Media? Será que o mundo nos entende?

17 de outubro de 2011

Assista ao vídeo para saber:

Já ouviu falar no Manifesto Social Media? É uma brincadeira irreverente do pessoal que criou uma nova ferramenta para monitoramento de Midias Sociais.

Primeiro surgiu o vídeo acima, que acabou viralizando muito bem na internet, imitando um depoimento de um profissional de Social Media. Quem trabalha com Mídias Sociais certamente riu muito e se identificou bastante com o vídeo, afinal, quem não trabalha nessa área tem mesmo uma enorme dificuldade de entender o quão complexo e importante é este trabalho.

Algum tempo depois outro vídeo foi colocado no ar, mostrando agora o lado do cliente, que não só tem dificuldades de entender essa nova profissão, como também em remunerá-la. Olha só:

No final das conta o mistério foi desvendado com o lançamento de uma nova ferramenta de monitoramento de Mídias Sociais: Seekr. Aproveite para testar!