O valor da comunicação

Quando me formei em Design Gráfico saí da faculdade disputando o mercado de trabalho com formados e não-formados. Eu realmente não tinha noção do quanto esse mercado ligado à comunicação poderia ser amplo.

Em algumas profissões como medicina e advocacia, é necessário ter estudo comprovado para exercê-las. Tirando o fato de que em qualquer profissão existem charlatões, os recém-formados disputam de forma um pouco mais leal entre eles mesmos e os bons profissionais são valorizados.

No design, na publicidade, no marketing, na comunicação, não. Ainda não se vê uma diferença significativa entre profissionais e amadores. E existe uma grande, uma enorme diferença aí.

A verdade é que não importa ter um diploma ou não, se a pessoa realmente for um profissional brilhante. Mire-se em Steve Jobs, ele é um exemplo perfeito. Jobs não é formado em nada, mas lidera a Apple de uma forma incrível, entusiasta e inovadora. Simplesmente admirável! Se você for como Jobs, realmente não precisa de um diploma para ter sucesso, mas, se for um simples mortal, aprenda a ser um sensacional auto-didata ou realmente esteja disposto a estudar um pouquinho para se tornar um bom profissional.

Estudar comunicação vai te mostrar que não basta saber usar o Photoshop e conhecer linguagens html para realizar bons trabalhos. Dominar as ferramentas não quer dizer que você terá criatividade, bom senso, estética ou saberá algo de cor, contraste, useabilidade, navegabilidade, comportamento do consumidor e milhares de outras coisas. Construir um site vai muito além de saber usar o Dreamweaver.

Aliás, na minha opinião, saber usar as ferramentas é só um detalhe no processo, afinal, “uma idéia vale mais do que mil palavras” (ou mil ferramentas).

Obviamente algumas empresas contratam profissionais assim, despreparados. Isso porque elas, as próprias empresas, estão despreparadas. Ainda falta cultura para valorizar a arte e a comunicação como profissão e respeitar os profissionais desse setor como reais conhecedores do assunto.

Ainda se contratam maus profissionais de comunicação, olhando-se apenas a questão financeira imediata: bons profissionais custam caro, maus profissionais vendem-se por pouco. Mas será que no final das contas esse retorno, a princípio positivo, sobre investimento é real?

Já dizia Pablo Picasso, “Alguns pintores transformam o sol em mancha amarela. Outros transformam a mancha amarela em sol”

Já vi muitos casos de empresas que contataram esses profissionais despreparados e investiram em grandes quantidades de impressão de malas-diretas e não tiveram um único retorno. Sabe o que aconteceu? Ninguém entendeu o conteúdo da comunicação, embora a peça estivesse impecavelmente colorida e destacada.

Já vi casos de empresas que contaram webdesigners para desenvolver seus sites e geraram lindos visuais, às vezes atrativos até demais na telinha do computador, com Flash e mil elementos piscando em um curo espaço de pixels. Sabe o que aconteceu? O site não registrava os visitantes, não fazia corretamente as estatísticas dos visitantes, links acessados, etc. Outro não possuía a menor noção de navegabilidade e irritava os usuários com tantos cliques para se chegar às informações básicas.

O resultado para empresas que contratam esses profissionais despreparados, esses que transformam o sol em mancha amarela, é sempre o mesmo: economiza-se no princípio da comunicação e gasta-se muito, mas muito mais para consertar toda a trapalhada.

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