Twitter: erros nos perfis do STF e Embaixada Americana

Aconteceu hoje um erro engraçado no perfil do Superior Tribunal Federal. Veja matéria completa AQUI.

Casos como esse acontecem aos montes. Alguns são mais noticiados, outros nem tanto e quem errou tenta apagar os rastros rapidinho, mas, como tudo na web, sempre fica algum vestígio.

Certamente o administrador do perfil do STF achava que estava tuitando em seu perfil pessoal quando declarou a informação sem querer, expressando uma opinião totalmente pessoal e que, certamente, o comprometeu bastante, já que era prejudicial ao “negócio” do perfil com o qual ele trabalha.

Na semana passada aconteceu erro semelhante com o perfil da Embaixada Americana.

Apesar das mídias sociais serem excelentes ferramentas também para os negócios, devemos lembrar que são administradas por humanos e, portanto, passíveis de erro. Mas, se errar é humano, previnir é necessário!

Ficam duas importantes lições aos profissionais de comunicação que trabalham com mídias sociais:

1) ATENÇÃO sempre é fundamental! Evite trabalhar com seus perfis pessoais e profissionais abertos ao mesmo tempo. Um simples deslize pode colocar a informação errada de um em outro e causar uma enorme crise desnecessária, além de comprometer sua credibilidade como profissional. Embora você trabalhe com mídias sociais e seja muito difícil não acessar nem um pouquinho o seu perfil pessoal, tente ao máximo durante o expediente deixar toda a sua atenção voltada para sua área profissional para evitar erros.

2) Tome cuidado com que você fala nas mídias sociais, mesmo após o horário de trabalho. A web não tem hora pra ser vista.

Evite expressar opiniões radicais ou que possam comprometer o seu lado profissional. Não existem regras para isso, mas existe o velho “bom senso”. Antes de publicar qualquer coisa, pense se a divulgação poderá ter alguma consequência negativa para você ou seus clientes. Vale lembrar que, apesar de você ser uma pessoa física e independente do mundo corporativo nas suas horas de folga, muitas pessoas não vão fazer diferenciação de quem você é sabendo onde você trabalha. Muita gente vai ligar seu comentário à sua empresa ou aos perfis corporativos pelos quais você é responsável, querendo você ou não.

Não deixe de ser você mesmo e ter sua liberdade de expressão, mas saiba das consequências de suas opiniões polêmicas e esteja pronto para assumi-las, caso o faça. Lembre-se que não existe uma separação de mundos: a mesma política que você usa no ambiente corporativo real deve ser usada no ambiente corporativo e pessoal virtual. Nem sempre a gente pode dizer cara a cara tudo o que pensa sem magoar as pessoas ou criar inimizades, não é mesmo? Pois é, na web é a mesma coisa…Pense antes de publicar!

Ainda em tempo: ser preconceituoso não é cabível em nenhuma hipótese, independente de você trabalhar com mídias sociais ou não. Lembre-se de que o preconceito é mal visto em qualquer área profissional e pessoal.

Tags: , , , ,

Um comentário para “Twitter: erros nos perfis do STF e Embaixada Americana”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Gabriela Ramos, suzieclavery. suzieclavery said: Twitter: erros nos perfis do STF e Embaixada Americana http://goo.gl/fb/1tuBt […]

Deixe um comentário