Será que existe mesmo o cargo de “especialista em redes sociais”?

Outro dia me perguntaram se eu era especialista em mídias sociais. Não acho que eu seja e também não acho que outro alguém também o seja. Particularmente eu não levo muito a sério esse “título”. O que eu levo a sério são profissionais competentes em comunicação/marketing e vou explicar porquê.

A grande verdade é que há especialistas em comunicação e em marketing. As redes sociais são só UMA mídia. As redes são o veículo, o meio pelo qual passa a comunicação de um lado para o outro, mas não são a comunicação em si. O sucesso de empresas que estão nas redes sociais vem do processo e não da ferramenta.

Muitas pessoas utilizam as redes sociais hoje, mas são centenas de redes diferentes e todos os dias surge alguma rede nova. É impossível alguém (o tal do “especialista”) conhecer todas elas a fundo para que realmente possa denominar-se especialista. A maioria das pessoas conhece essas mídias apenas como usuários. Os profissionais de comunicação e marketing conhecem essas redes como usuários, mas sabem aplicar estratégias de comunicação nelas e medir os resultados.

Não basta só saber usar a rede social, somente mexer na ferramenta. A rede social só funciona para uma empresa se vier atrelada com uma estratégia de comunicação. Por isso, mais importante é ter um bom profissional de comunicação do que alguém “especialista” em redes sociais. De repemnt você encontra alguém que conhece bem a ferramenta, mas pode fazer m estrago enorme com ela na comunicação da sua empresa com o público.

Não é porque alguém sabe jogar bem futebol que será um bom técnico. Não é porque alguém sabe mexer nas ferramentas do Photoshop que será criativo. O mesmo acontece com as redes sociais. Não é porque alguém conhece bem as redes que criará estratégias eficazes nela para sua empresa.

Preocupe- se em ser um bom profissional de comunicação e marketing ou ter um bom profissional de comunicação e marketing em sua empresa. Os conhecimentos dessas duas áreas é que vão manter você no mercado ou garantir o sucesso de sua marca junto aos seus clientes. Já as mídias com as quais você vai atuar vão depender muito do momento e das novidades tecnológicas. A bola da vez hoje são as redes sociais, mas já foram um dia o rádio, o cinema e a TV. Mudam-se as mídias, ficam a sabedoria e conhecimento da comunicação.

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