Em meio a tanta competitividade a solução é ser notável

A Vaca Roxa é um excelente livro de Seth Godin. Nele Gondin afirma que “marketing notável é a arte de conceber para os seus produtos ou serviços características que valham a pena ser notadas. Não se trata de algo improvisado, incorporado ao produto no último instante, mas sim do entendimento de que se o que a empresa estiver vendendo não for notável será invisível.”

A grande verdade é que nos sobram produtos e serviços. Temos quase tudo o que desejamos ou, se não temos, pelo menos essas coisas já existem no mercado. O que nos falta mesmo é tempo. A maioria das pessoas vai ignorar a comunicação de sua empresa se ela não for notável.

E entenda-se por notável qualquer coisa que faça a diferença. Pode ser a maneira de atender ao telefone, uma nova disposição dos produtos em sua loja, o lançamento de uma nova marca, uma reanálise de preço e etc.

Embora não haja muitas áreas de inovação ainda inexploradas, há ainda muitas combinações inexploradas entre elas e é nessa junção de alternativas que geralmente surge o notável.

Algumas dicas para ter uma empresa ou um produto notável:
1) Examine o que é notável hoje e veja o que esses casos tem em comum. Você notará que não há nada em comum entre eles. O que é notável está fora dos padrões estabelecidos, portanto, anaise seu mercado e crie os seus padrões notáveis personalizados;
2) Não copie algo notável achando que vai servir ara você. Se algo já foi feito, não será mais notável quando você o fizer;
3) Ao invés de investir seu lucro em um produto morinbundo, faça-o no desenvolvimento de algo novo;
4) Não anuncie para qualquer um. Anúncios certamente funcionam, mas devem ser feitos para os agentes contaminadores de seus produtos, ou seja, aquelas pessoas que estão interessadas em seus produtos e ainda são propensos a falar sobre eles com seus amigos e colegas;
5) Assuma que para ser notável é necessário correr riscos e seu trajeto nessa caminhada será mais fácil. Somente os notáveis recebem críticas, o restante é invisível. Arriscar-se é ser grande e único;
6) Em um mercado superlotado, enquadrar-se é fracassar; não se destacar é o memso que estar invisível;
7) Medições são imprescindíves. Meça tudo o que for possível em relação aos seus produtos e serviços, descubra o que funciona e produza mais disso;
8 ) Tenha sempre um slogan. Ele ajudará seus agentes contaminadores a falarem de forma mais fácil sobre seu produto para os amigos e aumanta seu buzz no mercado;
9) Seja um apaixonado por sua empresa ou produto. Só a paixão, o amor pelo quese faz ou produz garante a produção pelo notável;
10) Descubra lacunas na indústria e preencha-as. Não pense mais em “massa”. procure nichos pequenos de atuação e crie para eles produtos notáveis. É muito mais fácil ter o sucesso de um produto com peqenos grupos e depois expandi-lo para grupos maiores;
11) Não seja tedioso. Liste o que pode ser mudado em seu produto – e não na propaganda dele – para que ele tenha mais apelo para a principal fatia de seu mercado consumidor;
12) Não tenha medo de terceirizar. Se está difícil ohar para seu próprio produto e descobrir alternativas, busque ajuda fora.

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