Arquivo de junho de 2011

O Papa é POP: tem Twitter e IPad!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Já há algum tempo a Igreja Católica tem tentado se reaproximar da sociedade e dos fiéis, tentando estar mais perto da realidade das pessoas comuns, que vivem além dos muros do Vaticano.

Algumas ações tem sido feitas, como preparar padres mais carismáticos na tentativa de trazer novos fiéis, com apresentações públicas e idas à TV, relacionamentos mais abertos nas missas, campanhas mais populares. Agora a Igreja Católica está tentando se aproximar da tecnologia que rodeia seus fiéis, ampliando sua presença digital: estar onde seu público está!

O Papa Bento XVI fez o seu primeiro tweet, na terça-feira (28/06), para promover o site http://www.news.va/en através de um IPad.

Aproveite para seguir o Papa: @news_va_en e acompanhe no vídeo seu primeiro tweet:

O Edifício colaborativo da Gafisa

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Recentemente a Gafisa lançou mais um projeto colaborativo no mercado, assim como a Fiat fez com o Fiat Mio e algumas outras empresas já testaram esse modelo por aí.

Com página no Facebook e vídeo no Youtube a construtora chama o público a participar do projeto, começando pelo nome do edifício.

A ideia é muito e boa e vai de encontro com um dos temas mais abordados nos últimos tempos: “a sociedade colaborativa”. Embora não seja de hoje que o ditado popular “Duas cabeças pensam melhor do que uma” seja conhecido, é fato que a internet, as novas tecnologias e as mídias sociais, contribuem imensamente para esse processo de colaboração avançar, se tornar cada vez mais rápido e sem fronteiras.

É gratificante ver que as empresas estão começando a fazer projetos construidos por várias mãos, afinal, mesmo que esses projetos sejam uma enorme e duradoura ação de marca, o consumidor sente menos os efeitos diretos do marketing quando pode participar.

34 mil pontos para a Fiat!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

História bem bacana captada pela Fiat, usando um caso real para promover sua marca numa atmosfera de sonho e conquista.

Durante 7 anos, desde 2004, na cidade de Bom Jesus da Serra, na Bahia, Seu Zio juntou moedas de um real para poder comprar um presente para sua esposa no aniversário de 50 anos de casamento. Nesse tempo ele juntou 34 mil moedas e comprou um Novo Uno.

Quer promoção melhor do que um caso real? Impossível!

O mapa das redes sociais 2011: Facebook ou Orkut no Brasil?

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais um mapa surgindo para nos dar uma pista de quem domina o mundo das redes sociais? Algum palpite?

O Facebook, claro, é o lider mundial. No mapa abaixo, feito por Vicenzo Cosenza mostra também o Orkut como líder no Brasil, mas por quanto tempo ainda não sabemos.

De qualquer forma, o Orkut foi um marco importante na história das mídias sociais no Brasil. Foi a primeira mídia e entrar por aqui e tornar o mundo digital acessível a maioria da população. Foi o Orkut quem democratizou a internet nas terras verde-amarelas, que teve a ideia ideia de promover um layout acessível, pensando quem pouco sabia usar a internet há 10 anos atrás. Foi também o Orkut quem se transformou por nós, criou comunidades, modificou sua linguagem para o “português” para que a maioria de nós pudesse ler suas páginas e compartilhar suas informações.

Fat é que o Facebook só lembrou de nós brasileirinhos bem tarde, bem posterior o Orkut, que sempre nos deu tanto carinho. Fato também é que o Facebook vai ganhar potência aqui no Brasil e roubar uma enorme fatia do que hoje é do Orkut. Mas fato é, também, que embora a maioria prefira hoje a modernidade do Facebook, o Orkut merece ser lembrado com respeito e como marco em nossa história brasileira de pensar e usar a internet.

World Map of Social Networks

Em relação ao Twitter podemos ver que a rede não é dominante em nenhum país, por isso não aparece colorida no mapa, mas o Twitter não para de crescer e de uma maneira geral a segunda rede, atrás apenas do Facebbok, no acesso mundial descentralizado.

Fotografe o “sundae” e ganhe um…

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Excelente campanha digital do Mc Donalds, promovendo interação entre marca e o consumidor.

Foi colocado um outdoor interativo em uma movimentada avenida. Os fanáticos por Mc Donalds tinham que fotografar os alimentos famosos do Mc Donalds, como sundae e tortinhas, que passavam no telão junto a imagem de outros objetos.

Quem fotografasse os alimentos da marca poderia se dirigir ao Mc Donalds mais próximo e retirar gratuitamente, através de cupons, o alimento fotografado.

Por que ainda não temos ações interessantes da marca como essas aqui no Brasil?

“Eduardo e Mônica” para homenagear o Dia dos Namorados

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Você pode até não gostar da música do Legião Urbana, mas com certeza conhece o clássico “Eduardo e Mônica“, que conta a divertida e apaixonada história de um casal com personalidades bem diferentes, no qual a mulher mais velha se relaciona com um rapaz mais novo.

Quem vivenciou os anos 80 e nunca cantou essa música nem uma vez? Praticamente impossível!

A Vivo aproveitou a onda do Dia dos Namorados para fazer um lindo filme com a música que já embalou o romance de muitas pessoas.

Vale a pena conferir, se emocionar e repassar:

Uma bonita homenagem a todos os casais apaixonados!

Como está o mercado de Marketing Digital no Brasil?

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bem interessante esse gráfico sobre o mercado de Marketing Digital no Brasil. Note que 90% das empresas realizam ações de Marketing Digital e a grande maioria o faz através de sua própria área de Marketing interno e não através de agências de publicidade, como grande parte de nós imaginaria.

Empresas de pequeno porte representam 54% desse investimento em Marketing Digital, o que é muito fácil de entender, pois ações digitais podem ser feitas, na grande maioria das vezes, com um baixo custo de produção inicial, atingindo um grande universo de pessoas.

O Twitter continua sendo o rei absoluto entre as redes sociais para investimento das empresas.

E a sua empresa, atua nas redes sociais? Em qual delas?

Ser criativo na crise é essencial!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ainda é criativo, mas logo vira moda colocar outdoor para pedir emprego por aí. Na Irlanda, Féilim Mac An Iomaire resolveu apelar para um otdoor para se destacar da concorrência e tentar um novo emprego após nove meses fora do mercado.

Fonte: EXAME

No Brasil isso aconteceu também recentemente na cidade de Campinas e na época foi uma ideia bastante comentada, pois discutia-se se era realmente um candidato ou alguma estratégia de empresas específicas para chamar a atenção. Depois o autor do outdoor, Raphael Oliveira Misui, confessou que a intenção dele era mesmo procurar um emprego no interior de São Paulo para acompanhar a noiva que estava mudando de cidade.

Fonte: Entranet

Será que a moda pega?

São Paulo está entre as cidades mais conectadas do mundo

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Ericsson e a consultoria de gestão Arthur D. Little desenvolveram um estudo para medir o grau de maturidade em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) de 25 cidades no mundo. São Paulo obteve o 14º lugar nessa na conectividade. Estamos atrás de Buenos Aires (13º) e a frente da Cidade do México (16º).

O estudo mostra que as cidades com alto nível de maturidade em TIC têm melhor capacidade de gerenciar questões como gestão ambiental, infraestrutura, segurança pública, saúde e educação.

As três cidades com os melhores desempenhos no índice – Cingapura, Estocolmo e Seul – alcançaram várias metas sociais, econômicas e ambientais ao fazerem amplos investimentos em TIC.

E o Facebook chega nos 700 milhões de usuários. Até onde vai chegar?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Facebook já é a rede social que mais cresce no mundo e em maio chegou a marca de 700 mihões de usuários, com destaque especial para o Brasil, que contribuiu muito para isso.

Foram cerca de 1,9 milhões de novos usuários brasileiros no Facebook, um crescimento de 11%. Na sequência vem Indonésia, Filipinas, México e Argentina.

Até onde crescerá o Facebook? Será que vai surgir uma nova rede sociail capaz de superar o Facebook nos próximos 3 anos? Alguma aposta?