Arquivo de janeiro de 2011

Errar é humano, pedir desculpas é digno #Brastemp

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Recentemente a Brastemp foi parar nos Trending Topics (TT) do Twitter por um problema com um consumidor que divulgou esse vídeo:

O poder do consumidor é gigante com as mídias sociais. Hoje nos fazemos ouvir muito rapidamente. O vídeo foi repassado milhares de vezes por Twitter, Facebook e outras redes, ganhando uma proporção sem dimensões. A voz do cliente realmente virou a voz de Deus. Todos nós sabemos disso agora e usamos a nosso favor.

O caso foi resolvido, mas ficam lições para todos:

1) Consumidor: Se tiver realmente razão na reclamação e não conseguir um resultado rápido da empresa por outros meios, utilize sim as redes sociais. Todos nós merecemos um atendimento digno! Mas faça sua reclamação com consciência. Não reclame por reclamar, tenha certeza de que antes de jogar a marca da empresa aos leões, sua reclamação é extremamante válida. Você sabe que vai comprometer imensamente uma marca e gerar uma crise de grandes proporções para ela. Se sua reclamação não for válida, você como pessoa pode perder muito com isso também e ser visto como uma pessoa que só quer se promover através de uma reclamação. Sua imagem pode ir por água abaixo se não tiver razão.

Pergunte-se sempre antes se realmente é o caso de fazer uma reclamação via redes sociais. Antes de postar qualquer coisa na web, converse antes com amigos e familiares, veja se eles concordam com você que a reclamação é válida. É sempre bom ouvir a opinião de terceiros para não agir por impulso. Se a reclamação for mesmo válida, poste!

2) Empresas: Errar é humano. Assumir o erro e corrigir é decente. É praticamente impossível numa empresa com as dimensões da Brastemp não haver erros, então, que pelo menos quando existirem e forem detectados, sejam tratados de forma transparente. Conforme-se que com as redes sociais e o avanço da internet, sua marca está cada vez mais exposta e saber gerir crises de marca na web deve ser requisito obrigatório na contratação de profissionais de Marketing e Relações Públicas da sua empresa.

Além disso, faça com que sua empresa seja sempre transparente. Contate sempre o reclamante e exponha publicamente a resolução do caso com ele. Responda e tente com que essa resposta chegue também a todos aqueles que receberam a reclamação, caso contrário, sua imagem de marca continuará negativa por aí. É uma tarefa difícil, mas necessária. Você nunca conseguirá reverter todo o buzz negativo gerado, mas tente reverter o máximo que puder.

Em geral, quando há um posicionamento favorável da empresa em relação à resolução do caso, os outros consumidores que receberam a informação negativa sentem-se mais confortáveis também e voltam a confiar na empresa e adquirir seus produtos e serviços a médio prazo. Acabam por considerar a reclamação uma exceção à regra do bom atendimento.

As empresas devem também aproveitar a crise de marca para repensar seu atendimento, seus serviços, a qualidade de seus produtos e tudo o mais que estiver relacionado com a reclamação. Considere que a reclamação é um feedback de seus clientes e entenda o recado como uma chance de melhoria. Foi o que fez a Brastemp.

O Sr. Oswaldo Borelli publicou em seu Twitter: “Face a repercussão Brastemp me procurou desculpou-se, propos ressarcir prejuizo e rever política de atendimento ao cliente. Ganhamos todos”

Veja AQUI o comunicado da Brastemp sobre o caso.

As mídias sociais vão dominar o mundo? Elas só CRESCEM…

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sim, as mídias sociais só crescem. #fato Ter os números atualizados desse crescimento é quase impossível, mas alguém pensou em facilitar nossa vida nesse sentido e mostrar ao mundo a dimensão e potencial dessas novas mídias.

Gary Hayes criou esse aplicativo bem interessante que mostra o crescimento atualizado o tempo todo. Impressionante!

Além dos dados de “social media” também é possível ver “games”, “mobile” e “heritage” quase em tempo real e ainda ter estatísticas retroativas. Para fazer alguma apresentação especial ou incluir números atualizadíssimos em algum trabalho é um excelente recurso.

“O que é internet para você?” perguntaram ao garoto. Ele respondeu: “E aquilo com o qual você pode fazer qualquer coisa.”

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A melhor definição de internet que eu já ouvi veio desse video. Quando perguntaram ao menino indiano “O que é internet pra você?” Ele respondeu simplesmente: “E aquilo com o qual você pode fazer qualquer coisa.”

Tanto se fala em internet e vejam só, uma definição completa e simples. Nao é que podemos mesmo fazer qualquer coisa com essa tecnologia? Estamos sujeitos ao bem e o mal expostos na alma do ser humano: há quem use a internet para arrecadar ajuda as vitimas das enchentes, há quem use para pedir ajuda aos animais, há quem use a internet para fazer o bem, há quem use para fazer o mal. E ainda há muita gente descobrindo esse mundo do ciberespaço.

A iniciativa desse vídeo sensibiliza olhares até mesmo de quem já está bem acostumado com a internet em sua rotina. É ver o “antigo” com novos olhos.

Se eu puder deixar um desejo, quero que um dia, não muto distante, possamos incluir todas as pessoas nessa nova jornada de tecnologia e que elas saibam usar a internet para o bem, sempre! Viva a inclusão digital!

Facebook diz: Obsessão? Eu?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Facebook vem crescendo de forma assustadora. Já não mais de 600 mil usuários e, em muitos países, ele já é mais usado do que o Google. Agora até filme foi feito com a história do Mark, o criador da rede, que já está tão exposto e é tão íntimo na vida das pessoas com sua “criação”, o Facebook, que já é possível chamá-lo de Mark com toda a intimidade.

O blog Penn Olson compartilhou através de um infográfico alguns dados recentes do gigante Facebook, a ferramenta de mídias sociais sem a qual muita gente já não vive sem.

Olha aí:

Aliás, a dependência ao Facebook já é tanta que tem gente até falando em doenças novas como Distúrbio de Privação de Informação. Confira aqui: http://migre.me/3H6o0

Brasil: o rei do Twitter

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um gráfico bem legal divulgado pela SuperInteressante mostra a importância do nosso país no Twitter. Já somos o segundo país que mais tuita no mundo, perdendo por muito, muito pouco apenas para a Indonésia.

1 em cada 5 brasileiros que têm internet em casa usa o Twitter pelo menos uma vez por mês. Hoje várias empresas já usam também a rede social como forma de presença de marca, uma espécie de sac, divulgam promoções e mil outras atividades relacionadas com suas estratégias de comunicação e relacionamento.

Com certeza, em pouco tempo, o primeiro lugar desse gráfico será nosso (do Brasiiiiiil)! E aí, vamos tuitar?

Perguntinhas básicas para quem está lendo esse post:

1) Você tem uma conta ativa no Twitter? Aproveite para deixar para nós o endereço da sua @…

2) Você tuita todos os dias? Se não tuita todo dia, com qual frequência você o faz?

3) Se você tuita ativamente, como descreveria, qual a importância do Twitter para você?

Cadê o umbigo? Cuidado com o Photoshop!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Todo mundo sabe que milagres não existem. Mulheres sem gordurinhas, sem celulite, com a pele perfeita…é tudo lorota (que palavra velha, hein!). O Photoshop é o grande mágico da era moderna, mas, por ser manuseado por humanos, obviamente está bem sujeito a erros.

Foi o caso da Havaianas com a atris Fernanda Vasconcellos. No comercial criado pela agência AlmapBBDO em parceria com a Cine, produtora do vídeo e a Digital 21, finalizadora o umbigo da atriz sumiu.

#fail, né? Não sei se já foi ao ar ou se consertaram essa estranheza. Alguém sabe?

Você consegue ficar 24 sem usar redes sociais?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vi hoje esse vídeo super interessante sobre o que acontece em 24h nas mídias sociais. A verdade é que o poder de atração delas é mesmo muito grande. Em 24h muita coisa acontece, muitas informações, fotos, vídeos são postados, muitos comentários são feitos e tantas outras coisas que chegam a tomar uma dimensão que amedronta, às vezes.

Foi pensando nisso tudo que me dei conta de que há muito tempo, nem sei quando, não passo um único dia sequer sem acessar as mídias sociais, não importa se estou trabalhando, de férias, na academia, na casa do namorado. Com a praticidade do mobile as redes sociais vão comigo onde quer que eu esteja e é quase impossível não acessar, não querer saber o que acontece no mundo e na vida dos seus amigos.

Acho que vale uma reflexão para todos nós. As mídias sociais dão a cada ser humano uma importância única de participação no mundo. é incrível como é importante nos sentirmos parte integrante e ativa do que acontece ao nosos redor. As mídia sociais deixaram mesmo para trás os papéis de coadjuvantes para virarmos a atração principal, os protagonistas do filme da vida.

Assistam o filme e, se possível, comentem aqui as seguintes perguntas:

1) Quanto tempo você acha que conseguiria ficar sem acessar a internet e as redes sociais, mesmo com toda a facilidade de acesso (celular, wi-fi, computador e etc) à sua disposição e alcance?

2) Você já fez alguma “loucura” para acessar a Internet? Qual?

São tantas emoções…

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Levante a mão quem não cantou pelo menos uma vez ou nunca se emocionou um pouquinho só que seja quando ouviu a canção “Emoções” do rei Roberto Carlos. Mesmo composta a tanto tempo a música ainda emociona. Não é por acaso que a Nestlé usou a canção para sua propaganda comemorativa de 90 da marca no Brasil.

Com comerciais bem legais e que abrangem 3 aspectos: esportes, sustentabilidade e desenvolvimento do País, a marca mostra fatos históricos, personalidades, conquistas esportivas e trechos de comerciais antigos. São as várias das emoções que a Nestlé viveu com o Brasil nos últimos 90 anos. Vale a pena assistir e relembrar que muitas delas nós vivemos também.

E você ainda pode visitar e deixar sua mensagem para a Nestlé no site comemorativo: http://www.nestle.com.br/90anos/

Parabéns, Nestlé!

O futuro já começou…

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Primeiro post do ano e aproveito para desejar um “Feliz 2011 para todos!”

2010 terminou e as Olimpíadas de 2016 no Rio estão logo ali. O tempo passa acelerado. E é nesse ritmo de “o futuro é agora” que aproveito para desejar também meus parabéns aos colegas da Tátil Design, que criaram o lindo e harmonioso logotipo escolhido para representar as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Parabéns, galera! Um lindo jeito de mostrar ao mundo o valor do design brasileiro.

Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.